sábado, 26 de abril de 2008

1ª SEMANA - Recursos Naturais: O Solo, plantas e animais

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo dos Recursos Naturais: O Solo, as plantas e os animais.
-
Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: O que são recursos naturais e qual a relação dos seres humanos com eles no mundo de hoje?”
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicitar que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Apresentação do vídeo “O solo: a base da vida”;
- Com base nas leituras e no vídeo assistido elaborar desenhos e/ou cartazes sobre tudo o que existe no solo (cidades, florestas, animais, atividades de pecuária...);
- Elaborar desenhos e textos sobre a destruição do solo (desmatamento, queimadas (para dar lugar a pecuária, ao crescimento das grandes cidades...);
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Confecção de quebra- cabeça com o desenho do Planeta Terra ;
- Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem;Resolução de problemas ecológicos utilizando as quatro operações.


VEJA SUGESTÕES DE ATIVIDADES



OUTRAS SUGESTÕES

Pense e responda:

1- A situação das florestas do planeta, hoje, é tranquila?
( ) SIM ( ) NÃO

- Por quê? Explique em um parágrafo.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

2- Conte para seu pai, sua mãe, seus vizinhos o que você aprendeu sobre destruição das florestas. Convença-os de que é importante proteger as árvores, dando pelo menos 2 razões para isso.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

3- É possível fazer queimada controlada?
( )SIM ( ) NÃO
- Como? Quando? Procure ilustrar
__________________________________________________________________
___________________________________________________________
______

4- Que prejuízos o fogo pode causar:
a) Aos animais?____________________________________________________
b) Às plantas?______________________________________________________
c) Ao ar?__________________________________________________________
d) Aos rios, corrégos, riachos (cursos de água)?__________________________
e) Ao solo?________________________________________________________

5- qual o significado do texto?
"Queimadas: o barato que sai caro"
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

2ª SEMANA - Recurso Natural: Água

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades,
relatos...)
Estudo do Recurso Natural: A água
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Qual a importância e utilidade da água para os seres vivos?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Apresentação do vídeo “A Água”;
- Com base nas leituras e no vídeo assistido, elaborar desenhos e/ou cartazes sobre a importância e o cuidado que devemos ter com a água;
- Produção de texto através de gravuras;
- Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Estudo sobre a contaminação da água com lixo, esgoto...
- Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1- Por quê chove? explique.
_______________________________________________________________________________________________
2- Qual a importância da chuva?
_______________________________________________________________________________________________
3- Procure saber de seu pai, de sua mãe ou de um vizinho?
a) As águas dos rios, riachos ou lagos de sua cidade são puras ou poluídas? Por quê? Anote.
_______________________________________________________________________________________________
b) O que se pode fazer para acabar com a poluíção dos rios?
_______________________________________________________________________________________________

3ª SEMANA - Recurso natural: O Ar

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo do Recurso Natural: O Ar
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Qual a importância do ar para os seres vivos? Quais os motivos que levam o homem a agredir a atmosfera?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Apresentação do vídeo “O ar”;
- Com base nas leituras e no vídeo assistido, elaborar desenhos e/ou cartazes sobre o aquecimento global, suas causas e conseqüências;
- Produção de texto através de gravuras;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Realização de experimentos;
- Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS
1- Prenda sua respiração. Marque no relógio.
a) Quanto tempo você conseguiu ficar sem respirar?
______________________________________________________________________________________________
b) Quanto tempo seus colegas de grupo conseguiram ficar sem respirar?
______________________________________________________________________________________________
c) O que você foi sentindo à medida que o tempo foi passando e você estava com o nariz tapado?
______________________________________________________________________________________________
d) O que você sentiu quando destampou o nariz?
______________________________________________________________________________________________
e) A que conclusão você chegou com este experimento? Discuta com seu grupo e anote.
______________________________________________________________________________________________
f) de onde vem o oxigênio que você respira?
______________________________________________________________________________________________
2- Você já ouviu falar em parques florestais? Esses parques são reservas florestais onde os animais e as plantas são protegidos e não podem ser dstruídos.
a) No seu Estado, há parques florestais?
______________________________________________________________________________________________
b) Quais?
______________________________________________________________________________________________

4ª SEMANA - Os cuidados com o meio Ambiente

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo dos cuidados com o Meio Ambiente
-
Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão;
- Elaborar dicas Ecológicas;
- Elaboração de desenhos e textos que retratem “a terra daqui a 50 anos” ou “como eu vejo o mundo”. Expondo a versão dos alunos sobre o mundo em que vivemos;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Resolução de exercícios que apresentem a degradação ambiental no solo, na água, no ar, apresentando as causas e sugerindo as possíveis soluções;
- Caça Palavra com os nomes dos Recursos Naturais;
- Músicas.

VEJA SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS




5ª SEMANA - Paisagem Natural e Modificada (humanizada)

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo dos tipos de paisagens: Natural/modificada
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Quais os motivos que levam o homem a modificar o seu ambiente?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Pesquisar figuras de paisagens modificadas pelo homem, nomeá-las, interpreta-las, lendo-as;
- Misturar figuras da natureza com outras que não são e propor que as crianças separem-nas em grupos distintos.
- Produção de texto através de gravuras;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Explicação do conceito de paisagem natural e modificada por meio de imagens;
- Identificação dos elementos naturais e modificados nas imagens apresentadas;
- Pesquisar durante o trajeto que o aluno percorre de volta para casa os elementos naturais e modificados e anotar em forma de tabela os elementos encontrados;
- Desenhar o caminho de volta para casa com os elementos naturais e modificados encontrados;
- Confecção de cartazes representando através de textos e imagens os elementos naturais e humanizados das paisagens;
- Ao retornar para a sala, recolha as listas para correção e entregue-as na aula seguinte, fazendo comentários sobre as correções, se necessário;
- Como tarefa de casa, peça que eles tragam para a próxima aula de fontes diversas (revistas, jornais, internet) fotos de lugares que contenham apenas elementos naturais ou modificados, e fotos com os dois elementos presentes no lugar;
- Com os recortes trazidos pelos alunos solicitados na aula anterior, peça aos alunos para montarem cartazes pequenos mostrando nos recortes que trouxeram os elementos naturais e humanizados, seguido de explicação de qual a diferença entre os dois;
- Criar cartazes para mostrar as transformações provocadas no espaço e os problemas ambientais;
Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem.


VEJA SUGESTÃO DE LEITURA PARA VOCÊS E OS ALUNOS

Os dez mandamentos do planeta

1. Amarás a Deus sobre todas as coisas e a natureza como a ti mesmo.
2. Nâo defenderás a natureza em vão com palavras, mas através de seus atos.
3. Guardarás as florestas virgens e os oceanos, pois tua vida depende deles.
4. Honrarás a flora, a fauna, todas as formas de vida e não somente a humana.
5. Não matarás plantas e anumais sem necessidade de sobrevivência.
6. Não pecarás contra a pureza do ar, deixando que a indústria suje o que seres humanos respiram.
7. Não furtarás da terra sua camada de húmus, condenando o solo a esterelidade.
8. Não levantarás falso testemunho, dizendo que o lucro e o progresso justificam teus crimes.
9. Não desejarás para teu proveito que as fontes de rios se envenenem com lixo industrial e doméstico.
10. Não cobiçarás objetos e adornos para cuja fabricação é preciso destruir a vida .
A TERRA TAMBÉM PERTENCE AOS QUE AINDA ESTÃO POR NASCER...

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

6ª SEMANA - Lixo

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo sobre o lixo
-
Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Quais os problemas que o lixo ocasiona para os seres vivos e para meio ambiente?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Pesquisar a produção do lixo e suas principais destinações, destacando a reciclagem, a incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário;
- Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas: aparecimento de insetos e roedores, produção de gás metano, o chorume e a contaminação do lençol freático, o mau cheiro, etc.;
- Pesquisar as pessoas que vivem do lixo, se possível passar o curta metragem
Ilha das Flores;
- Pesquisar quanto uma empresa de reciclagem paga pela tonelada do papelão, ou do alumínio, do vidro, etc. E somar quanto dinheiro se perde por não se reciclar o lixo, individual e coletivamente;
- Procurar saber quanto à prefeitura gasta para coletar o lixo e o que poderia ser melhorado na cidade com esse dinheiro;
- Avaliar quantas pessoas em situação de exclusão social poderiam ser ajudadas com projetos sociais de reciclagem (cooperativas);
- Expor, em mural, fotos e embalagens mais significativas no contexto do projeto;
- Fazer um debate sobre o papel de cada um de nós, das empresas e do Estado quanto à produção e à destinação do lixo;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno;
- Realizar atividades sobre coleta seletiva;
- Mostrar aos alunos alguns produtos (alimentos e produtos industrializados) e pergunte a eles de onde eles vieram.
- Ouça o que os alunos têm a dizer para saber o grau de conhecimento deles sobre algum produto e construa com eles quebra-cabeças com as etapas da produção de alguns produtos (simplificado, perguntando de onde vem: da agricultura ou da indústria), o caminho que eles fazem até chegar ao consumidor (meios de transporte) e para onde eles vão depois de consumidos (no caso o lixo);
- Expor os quebra-cabeças na sala de aula para que todos vejam diferentes produtos e faça uma outra atividade em que os alunos deverão propor em forma de cartazes uma conscientização das pessoas sobre como reaproveitar o que iria para o lixo (doar, reaproveitar, reciclar etc.). Faça pesquisa de imagens com os alunos para ilustrar os seus trabalhos ou uma atividade de desenho;
- Visualização da tabela do tempo de decomposição na natureza dos principais materiais consumidos no dia-a-dia e propor alternativas de reaproveitamento dos materiais;
- Mostrar na seqüência uma tabela que informa o tempo de decomposição dos principais materiais que utilizamos e descartamos todos os dias e que vão para este aterro, como vidro, plástico, papel, entre outros;
- Perguntar aos alunos que alternativa poderíamos adotar para diminuir a quantidade de lixo que é enviada para o aterro e assim conservar aquele local. Espera-se que os alunos citem a questão do reaproveitamento dos materiais citados;
- Pesquisar sobre o lixo produzido em suas casas, se produzem muito ou pouco lixo e de que tipo. Listar com os alunos a classificação do lixo. Solicitar como tarefa de casa que os alunos listem os tipos de lixo e a quantidade que são jogados de suas casas durante uma semana. Trazer anotado no caderno;
- Sistematizar na quadro todos os materiais listados pelos alunos que são jogados diretamente no lixo em sua casa;
- Pedir que os alunos, em grupos façam uma nova lista em seu caderno a partir da lista do quadro, dos materiais que poderiam ser reaproveitados diretamente (precise apenas de uma lavagem ou limpeza) ou indiretamente (que precise ser transformado ou unido a outros materiais), explicando como seria feito com cada material, além dos materiais que não podem ser reaproveitados;Ao final da aula, dispor os alunos em círculo e pedir que cada um fale sobre o que escreveu a respeito de como reaproveitar os materiais. A partir disso, como atividade de encerramento da aula, solicitar uma produção individual de texto, em que os alunos responderão à seguinte pergunta: Você adotaria as alternativas propostas para o reaproveitamento de materiais em sua casa? Explique. Recolher os textos ao final da aula;

7ª SEMANA - Saneamento Básico e Saúde

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo sobre saneamento básico e doenças
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando se os alunos sabem o que é saneamento básico, qual a importância do saneamento básico para os seres humanos, como fazem para limpar as frutas e verduras, o que costumam fazer para ingerir água potável?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Pedir para os alunos listar o maior número possível de utilidades da água. Perguntar para onde vai o líquido depois de usado (a chamada água servida). Perguntar se conhecem o tratamento da água e esgoto da nossa cidade;
- Perguntar no âmbito doméstico quais os procedimentos que podemos fazer para tratar a água;
- Pesquisar as doenças transmitidas pela água se não for tratada. Quais os usos da água. Etapas para o tratamento da água;
- Explicar que dos rios, açudes... a água é captada para abastecer as casas. Pergunte às equipes o que a água usada contém depois que sai das residências, escritórios ou fábricas (existem outros contribuidores de água servida na região?). Poluentes como detergentes, xampus, óleos comestíveis ou combustíveis e produtos químicos devem ser citados. E no caso das chuvas? Para onde a enxurrada carrega o lixo encontrado no caminho? Reforce que tudo isso polui os rios, quando não entope bueiros, provocando inundações;
- Faça com os alunos uma demonstração do processo de depuração: coloque areia, terra, folhas, pedregulhos e óleo em uma jarra com água limpa. Passe, então, essa mistura para outro recipiente usando um funil. Os elementos maiores ficarão retidos. Com algum tempo de espera, será possível observar as partículas mais densas (areia, terra e pequenas pedras) depositadas no fundo (decantação). Em seguida, filtre a água em uma tela de gaze e, depois, em algodão ou filtro de papel. É hora então de comparar a água do final do processo com a inicial, antes de ser "poluída" com os elementos que foram misturados a ela;
- Estudo e classificação das Doenças relacionadas à falta de saneamento básico.