domingo, 27 de abril de 2008

TEXTO PARA REFLEXÃO - Meio Ambiente

Para iniciar o assunto Meio Ambiente (temática escolhida para ser abordada neste bimentre) me chamou a atenção este texto abaixo, transcrito na íntegra. Me fez refletir sobre a responsabilidade de cada um de nós educar para o meio ambiente. Esse é um enorme desafio! Pois como nos mostra o texto, as aspirações dos seres humanos estão cada vez mais baseadas em valores de consumo desenfreados, estimulados principalmente pela mídia. Se passarmos poucos minutos em frente a uma televisão, ou folheando uma revista qualquer, vemos a todo o momento os apelos que nos fazem, colocando no nosso inconsciente desejos de adquirir, comprar, ter, possuir... Fazendo-nos acreditar que só seremos felizes se tivermos aquela roupa e calçado de marca, aquele carro do ano, aquele celular, aquela viagem inadiável... quantas e quantas pessoas entraram em depressão por não poderem realizar esses desejos? quantas e quantas adolescentes passaram a se prostituir para poder seguir a moda? quantos e quantos adolescente passaram a traficar para poderem suprir seus desejos de consumo? Pode parecer exagero, mas é fato que esse consumismo, além de ocasionar o esgotamento dos recursos naturais do planeta, gera injustiça social e concentração de renda nas mãos de uma minoria privilegiada. Está mais do que na hora de atentarmos para essa realidade, que talvez jamais consigamos mudar, mas, no mínimo, temos o dever de aprender e ensinar como enfrentar e conviver com ela.

LEIA E SE IMPRESSIONE COM O PONTO DE VISTA

Do que são feitos os nossos sonhos?

Os educadores ambientais têm um enorme desafio diante de si. Como educar para o meio ambiente, se as aspirações de nossos jovens são baseadas mais em valores de consumo materiais que em valores espirituais, culturais ou artísticos, por exemplo? Do que são feitos os nossos sonhos? Frei Beto, em seu artigo Viagens Interiores (O Globo, 13/07/98) nos chama a atenção para o que andamos vendo nas propagandas, novelas, filmes, etc. Bastam alguns minutos а frente da televisão para percebermos que defeitos como inveja, orgulho, cobiça, avareza, luxúria, gula, preguiça – bases do consumismo desenfreado que gera esgotamento dos recursos naturais e poluição do planeta, por um lado, e injustiça social e concentração de renda, por outro – foram transformados em valores a serem perseguidos, como se o planeta tivesse recursos naturais em abundância para atender ao sonho de consumo de todos. O preço que pagamos pode ser visto por todo o lado. Não sу no esgotamento e na poluição do planeta, mas também na miséria. Por trás de nossos problemas ambientais, não estão apenas a ação de poluidores, o desmantelamento dos ógãos públicos de controle ambiental, ou a falta de consciência ambiental, mas também um tipo de atitude e valores, que julga natural explorar ao meio ambiente e ao nossos semelhantes para atingir um modelo de desenvolvimento que, por si só, gera agressões ambientais e problemas sociais. Logo, não basta exigir mudança de comportamento de empresas e governos. Precisamos ser capazes de enfrentar a nós próprios, pois não haverá planeta suficiente capaz de suprir as necessidades de quem acha que a felicidade e o sucesso estão na posse de cada vez mais bens materiais.

Vilmar Berna é editor do Jornal do Meio Ambientehttp://www.jornaldomeioambiente.com.br

sábado, 26 de abril de 2008

Segue, abaixo, o Projeto Meio Ambiente, desenvolvido para atender os alunos matriculados do 1◦ ao 5◦ ano do Ensino Fundamental. O mesmo pretende contemplar as mais diferentes áreas do conhecimento, conforme especificado abaixo:
CIÊNCIAS:
-Recursos Naturais;
-Poluição;
-Cuidados com o meio Ambiente;
-Lixo;
-Saneamento Básico;
-Higiêne e Saúde.
ARTES:
-Desenhos
-Pinturas
-Recorte e Colagem
-Confecção de Cartazes
GEOGRAFIA/HISTÓRIA:
-Paisagem Natural X modificada/Humanizada
-Ambiente Rural x Urbano
LINGUA PORTUGUESA:
-Textos informativos/Científicos
-Leitura
-Interpretação
-Linguagem oral
-Produção de Textos Verbal e Não Verbal
-Entrevistas
-Etc
É importante que antes de ser desenvolvido na escola, o mesmo seja adaptado a realidade para que possa contemplar as especificidades e necessidades de cada sistema de ensino.
Esperamos que o mesmo possa oferecer alguns subsídios aos professores, com relação ao ensino sobre o meio ambiente em sala de aula.
Para saber mais detalhes é só continuar lendo.
JUSTIFICATIVA:
O homem faz parte do meio ambiente em que vive e dele depende sua sobrevivência. No antento, o homem vem se eximindo do cuidado consciente com a natureza.
Devido a isto vem ocorrendo de forma crescente o aumento da produção de gás carbônico na terra - provocando o que chamamos de Aquecimento Global.
Então, percebe-se que o problema é urgente: O planeta pede socorro!
O clima está esquentando, as geleiras derretendo, as marés avançando, a poluição causando vários tipos de doenças, os recursos naturais do planeta esgotando...
Propomos investir numa mudança da mentalidade e conscientização para mudarmos as nossas atitudes e atendermos as necessidades do meio ambiente que é nossa vida.
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar alunos e comunidade das causas e consequências do alto índice de poluição no solo, nas águas, provocadas por fábricas, pelo desmatamento e principalmente pelas queimadas que ocorrem diariamente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1) Identificar a Terra como um sistema e reconhecer a importância e a inter-relação de cada "esfera" para a preservação da vida;
2) Reconhecer alguns problemas ambientais que agridem o planeta;
3) Identificar os fatores de variação da temperatura do ar atmosférico e compreender os riscos do efeito estufa;
4) Compreender a composição da atmosfera e os efeitos da ação humana sobre ela;
5) Analisar a degradação ambiental decorrente do modelo de desenvolvimento do país;
6) Descobrir maneiras de reaproveitar o lixo
7) Entender os problemas decorrentes da falta de saneamento básico;
8) Desenvolver noções de higiêne e Saúde.

1ª SEMANA - Recursos Naturais: O Solo, plantas e animais

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo dos Recursos Naturais: O Solo, as plantas e os animais.
-
Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: O que são recursos naturais e qual a relação dos seres humanos com eles no mundo de hoje?”
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicitar que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Apresentação do vídeo “O solo: a base da vida”;
- Com base nas leituras e no vídeo assistido elaborar desenhos e/ou cartazes sobre tudo o que existe no solo (cidades, florestas, animais, atividades de pecuária...);
- Elaborar desenhos e textos sobre a destruição do solo (desmatamento, queimadas (para dar lugar a pecuária, ao crescimento das grandes cidades...);
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Confecção de quebra- cabeça com o desenho do Planeta Terra ;
- Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem;Resolução de problemas ecológicos utilizando as quatro operações.


VEJA SUGESTÕES DE ATIVIDADES



OUTRAS SUGESTÕES

Pense e responda:

1- A situação das florestas do planeta, hoje, é tranquila?
( ) SIM ( ) NÃO

- Por quê? Explique em um parágrafo.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

2- Conte para seu pai, sua mãe, seus vizinhos o que você aprendeu sobre destruição das florestas. Convença-os de que é importante proteger as árvores, dando pelo menos 2 razões para isso.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

3- É possível fazer queimada controlada?
( )SIM ( ) NÃO
- Como? Quando? Procure ilustrar
__________________________________________________________________
___________________________________________________________
______

4- Que prejuízos o fogo pode causar:
a) Aos animais?____________________________________________________
b) Às plantas?______________________________________________________
c) Ao ar?__________________________________________________________
d) Aos rios, corrégos, riachos (cursos de água)?__________________________
e) Ao solo?________________________________________________________

5- qual o significado do texto?
"Queimadas: o barato que sai caro"
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

2ª SEMANA - Recurso Natural: Água

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades,
relatos...)
Estudo do Recurso Natural: A água
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Qual a importância e utilidade da água para os seres vivos?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Apresentação do vídeo “A Água”;
- Com base nas leituras e no vídeo assistido, elaborar desenhos e/ou cartazes sobre a importância e o cuidado que devemos ter com a água;
- Produção de texto através de gravuras;
- Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Estudo sobre a contaminação da água com lixo, esgoto...
- Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1- Por quê chove? explique.
_______________________________________________________________________________________________
2- Qual a importância da chuva?
_______________________________________________________________________________________________
3- Procure saber de seu pai, de sua mãe ou de um vizinho?
a) As águas dos rios, riachos ou lagos de sua cidade são puras ou poluídas? Por quê? Anote.
_______________________________________________________________________________________________
b) O que se pode fazer para acabar com a poluíção dos rios?
_______________________________________________________________________________________________

3ª SEMANA - Recurso natural: O Ar

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo do Recurso Natural: O Ar
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Qual a importância do ar para os seres vivos? Quais os motivos que levam o homem a agredir a atmosfera?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Apresentação do vídeo “O ar”;
- Com base nas leituras e no vídeo assistido, elaborar desenhos e/ou cartazes sobre o aquecimento global, suas causas e conseqüências;
- Produção de texto através de gravuras;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Realização de experimentos;
- Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS
1- Prenda sua respiração. Marque no relógio.
a) Quanto tempo você conseguiu ficar sem respirar?
______________________________________________________________________________________________
b) Quanto tempo seus colegas de grupo conseguiram ficar sem respirar?
______________________________________________________________________________________________
c) O que você foi sentindo à medida que o tempo foi passando e você estava com o nariz tapado?
______________________________________________________________________________________________
d) O que você sentiu quando destampou o nariz?
______________________________________________________________________________________________
e) A que conclusão você chegou com este experimento? Discuta com seu grupo e anote.
______________________________________________________________________________________________
f) de onde vem o oxigênio que você respira?
______________________________________________________________________________________________
2- Você já ouviu falar em parques florestais? Esses parques são reservas florestais onde os animais e as plantas são protegidos e não podem ser dstruídos.
a) No seu Estado, há parques florestais?
______________________________________________________________________________________________
b) Quais?
______________________________________________________________________________________________

4ª SEMANA - Os cuidados com o meio Ambiente

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo dos cuidados com o Meio Ambiente
-
Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão;
- Elaborar dicas Ecológicas;
- Elaboração de desenhos e textos que retratem “a terra daqui a 50 anos” ou “como eu vejo o mundo”. Expondo a versão dos alunos sobre o mundo em que vivemos;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Resolução de exercícios que apresentem a degradação ambiental no solo, na água, no ar, apresentando as causas e sugerindo as possíveis soluções;
- Caça Palavra com os nomes dos Recursos Naturais;
- Músicas.

VEJA SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS




5ª SEMANA - Paisagem Natural e Modificada (humanizada)

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo dos tipos de paisagens: Natural/modificada
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Quais os motivos que levam o homem a modificar o seu ambiente?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Pesquisar figuras de paisagens modificadas pelo homem, nomeá-las, interpreta-las, lendo-as;
- Misturar figuras da natureza com outras que não são e propor que as crianças separem-nas em grupos distintos.
- Produção de texto através de gravuras;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Explicação do conceito de paisagem natural e modificada por meio de imagens;
- Identificação dos elementos naturais e modificados nas imagens apresentadas;
- Pesquisar durante o trajeto que o aluno percorre de volta para casa os elementos naturais e modificados e anotar em forma de tabela os elementos encontrados;
- Desenhar o caminho de volta para casa com os elementos naturais e modificados encontrados;
- Confecção de cartazes representando através de textos e imagens os elementos naturais e humanizados das paisagens;
- Ao retornar para a sala, recolha as listas para correção e entregue-as na aula seguinte, fazendo comentários sobre as correções, se necessário;
- Como tarefa de casa, peça que eles tragam para a próxima aula de fontes diversas (revistas, jornais, internet) fotos de lugares que contenham apenas elementos naturais ou modificados, e fotos com os dois elementos presentes no lugar;
- Com os recortes trazidos pelos alunos solicitados na aula anterior, peça aos alunos para montarem cartazes pequenos mostrando nos recortes que trouxeram os elementos naturais e humanizados, seguido de explicação de qual a diferença entre os dois;
- Criar cartazes para mostrar as transformações provocadas no espaço e os problemas ambientais;
Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem.


VEJA SUGESTÃO DE LEITURA PARA VOCÊS E OS ALUNOS

Os dez mandamentos do planeta

1. Amarás a Deus sobre todas as coisas e a natureza como a ti mesmo.
2. Nâo defenderás a natureza em vão com palavras, mas através de seus atos.
3. Guardarás as florestas virgens e os oceanos, pois tua vida depende deles.
4. Honrarás a flora, a fauna, todas as formas de vida e não somente a humana.
5. Não matarás plantas e anumais sem necessidade de sobrevivência.
6. Não pecarás contra a pureza do ar, deixando que a indústria suje o que seres humanos respiram.
7. Não furtarás da terra sua camada de húmus, condenando o solo a esterelidade.
8. Não levantarás falso testemunho, dizendo que o lucro e o progresso justificam teus crimes.
9. Não desejarás para teu proveito que as fontes de rios se envenenem com lixo industrial e doméstico.
10. Não cobiçarás objetos e adornos para cuja fabricação é preciso destruir a vida .
A TERRA TAMBÉM PERTENCE AOS QUE AINDA ESTÃO POR NASCER...

SUGESTÃO DE ATIVIDADES