quinta-feira, 8 de maio de 2008

Pensamentos

Hoje estou sem condições de escrever para vocês (física e psicologicamente). Estou com pouco tempo e com muitos problemas para resolver. Precisando me acalmar, refletir, decidir. Trabalhar em quatro escolas, cada uma com suas realidades e especifidades, estudar, ler, trocar idéias com os colegas de trabalho, planejar, registrar, escrever. Nada disso é muito fácil, nem muito simples, principalmente se você quer fazer bem feito. Como estou precisando refletir um pouco, pois muitas vezes essa luta se torna quase que um fardo, vou citar aqui alguns pensamentos de outros autores que me faz refletir sobre a educação.
“Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram.”
Alexander Graham Bell

“O que faz a diferença entre um bom professor e um excelente professor não está apenas nos cursos feitos, não aparece nas teses defendidas nem nas pesquisas realizadas. Independentemente dos anos de profissão. É a paixão pelo lecionar, por estar ali todos os dias. É algo que contagia os estudantes e que não pode ser fingido.”
Julio Clebsch

“O professor precisa entender que possui um produto — ele mesmo e sua bagagem de conhecimento — e atua em um mercado formado por clientes que devem ser levados em consideração. Se seus clientes não estão consumindo ou gostando de seu produto, não pode culpá-los. Deve, sim, experimentar diferentes receitas, diferentes embalagens, diferentes formas de servir seus conhecimentos até encontrar uma que cative o mercado.”
Julio Clebsch

“Na escola, encontram-se alunos muito diferentes, que trazem consigo seus valores e seus preconceitos. Eles veiculam o racismo, o sexismo, o nacionalismo, a intolerância religiosa ou política que adquiriram entre os colegas mais velhos ou os adultos. Os professores têm de saber instaurar o diálogo e o respeito mútuo, não fazendo belos discursos, mas na prática, na esperança de que essa coexistência e essa compreensão do outro, se estiverem presentes durante todo o percurso escolar, serão, progressivamente, interiorizadas e aplicadas em outras esferas da vida.”
Philippe Perrenoud

“Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude!”
Augusto Cury

“Uma democracia de qualidade só é possível com uma população que sabe pensar. Saber pensar inclui, entre outros ingredientes, saber ler.”
Pedro Demo

Nenhum comentário: