sábado, 26 de abril de 2008

2ª SEMANA - Recurso Natural: Água

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades,
relatos...)
Estudo do Recurso Natural: A água
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Qual a importância e utilidade da água para os seres vivos?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Apresentação do vídeo “A Água”;
- Com base nas leituras e no vídeo assistido, elaborar desenhos e/ou cartazes sobre a importância e o cuidado que devemos ter com a água;
- Produção de texto através de gravuras;
- Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Estudo sobre a contaminação da água com lixo, esgoto...
- Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1- Por quê chove? explique.
_______________________________________________________________________________________________
2- Qual a importância da chuva?
_______________________________________________________________________________________________
3- Procure saber de seu pai, de sua mãe ou de um vizinho?
a) As águas dos rios, riachos ou lagos de sua cidade são puras ou poluídas? Por quê? Anote.
_______________________________________________________________________________________________
b) O que se pode fazer para acabar com a poluíção dos rios?
_______________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: