sábado, 26 de abril de 2008

5ª SEMANA - Paisagem Natural e Modificada (humanizada)

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo dos tipos de paisagens: Natural/modificada
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Quais os motivos que levam o homem a modificar o seu ambiente?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Pesquisar figuras de paisagens modificadas pelo homem, nomeá-las, interpreta-las, lendo-as;
- Misturar figuras da natureza com outras que não são e propor que as crianças separem-nas em grupos distintos.
- Produção de texto através de gravuras;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Explicação do conceito de paisagem natural e modificada por meio de imagens;
- Identificação dos elementos naturais e modificados nas imagens apresentadas;
- Pesquisar durante o trajeto que o aluno percorre de volta para casa os elementos naturais e modificados e anotar em forma de tabela os elementos encontrados;
- Desenhar o caminho de volta para casa com os elementos naturais e modificados encontrados;
- Confecção de cartazes representando através de textos e imagens os elementos naturais e humanizados das paisagens;
- Ao retornar para a sala, recolha as listas para correção e entregue-as na aula seguinte, fazendo comentários sobre as correções, se necessário;
- Como tarefa de casa, peça que eles tragam para a próxima aula de fontes diversas (revistas, jornais, internet) fotos de lugares que contenham apenas elementos naturais ou modificados, e fotos com os dois elementos presentes no lugar;
- Com os recortes trazidos pelos alunos solicitados na aula anterior, peça aos alunos para montarem cartazes pequenos mostrando nos recortes que trouxeram os elementos naturais e humanizados, seguido de explicação de qual a diferença entre os dois;
- Criar cartazes para mostrar as transformações provocadas no espaço e os problemas ambientais;
Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem.


VEJA SUGESTÃO DE LEITURA PARA VOCÊS E OS ALUNOS

Os dez mandamentos do planeta

1. Amarás a Deus sobre todas as coisas e a natureza como a ti mesmo.
2. Nâo defenderás a natureza em vão com palavras, mas através de seus atos.
3. Guardarás as florestas virgens e os oceanos, pois tua vida depende deles.
4. Honrarás a flora, a fauna, todas as formas de vida e não somente a humana.
5. Não matarás plantas e anumais sem necessidade de sobrevivência.
6. Não pecarás contra a pureza do ar, deixando que a indústria suje o que seres humanos respiram.
7. Não furtarás da terra sua camada de húmus, condenando o solo a esterelidade.
8. Não levantarás falso testemunho, dizendo que o lucro e o progresso justificam teus crimes.
9. Não desejarás para teu proveito que as fontes de rios se envenenem com lixo industrial e doméstico.
10. Não cobiçarás objetos e adornos para cuja fabricação é preciso destruir a vida .
A TERRA TAMBÉM PERTENCE AOS QUE AINDA ESTÃO POR NASCER...

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Nenhum comentário: