sábado, 26 de abril de 2008

1ª SEMANA - Recursos Naturais: O Solo, plantas e animais

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo dos Recursos Naturais: O Solo, as plantas e os animais.
-
Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: O que são recursos naturais e qual a relação dos seres humanos com eles no mundo de hoje?”
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicitar que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Apresentação do vídeo “O solo: a base da vida”;
- Com base nas leituras e no vídeo assistido elaborar desenhos e/ou cartazes sobre tudo o que existe no solo (cidades, florestas, animais, atividades de pecuária...);
- Elaborar desenhos e textos sobre a destruição do solo (desmatamento, queimadas (para dar lugar a pecuária, ao crescimento das grandes cidades...);
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Confecção de quebra- cabeça com o desenho do Planeta Terra ;
- Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem;Resolução de problemas ecológicos utilizando as quatro operações.


VEJA SUGESTÕES DE ATIVIDADES



OUTRAS SUGESTÕES

Pense e responda:

1- A situação das florestas do planeta, hoje, é tranquila?
( ) SIM ( ) NÃO

- Por quê? Explique em um parágrafo.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

2- Conte para seu pai, sua mãe, seus vizinhos o que você aprendeu sobre destruição das florestas. Convença-os de que é importante proteger as árvores, dando pelo menos 2 razões para isso.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

3- É possível fazer queimada controlada?
( )SIM ( ) NÃO
- Como? Quando? Procure ilustrar
__________________________________________________________________
___________________________________________________________
______

4- Que prejuízos o fogo pode causar:
a) Aos animais?____________________________________________________
b) Às plantas?______________________________________________________
c) Ao ar?__________________________________________________________
d) Aos rios, corrégos, riachos (cursos de água)?__________________________
e) Ao solo?________________________________________________________

5- qual o significado do texto?
"Queimadas: o barato que sai caro"
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

Nenhum comentário: