sábado, 26 de abril de 2008

7ª SEMANA - Saneamento Básico e Saúde

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo sobre saneamento básico e doenças
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando se os alunos sabem o que é saneamento básico, qual a importância do saneamento básico para os seres humanos, como fazem para limpar as frutas e verduras, o que costumam fazer para ingerir água potável?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Pedir para os alunos listar o maior número possível de utilidades da água. Perguntar para onde vai o líquido depois de usado (a chamada água servida). Perguntar se conhecem o tratamento da água e esgoto da nossa cidade;
- Perguntar no âmbito doméstico quais os procedimentos que podemos fazer para tratar a água;
- Pesquisar as doenças transmitidas pela água se não for tratada. Quais os usos da água. Etapas para o tratamento da água;
- Explicar que dos rios, açudes... a água é captada para abastecer as casas. Pergunte às equipes o que a água usada contém depois que sai das residências, escritórios ou fábricas (existem outros contribuidores de água servida na região?). Poluentes como detergentes, xampus, óleos comestíveis ou combustíveis e produtos químicos devem ser citados. E no caso das chuvas? Para onde a enxurrada carrega o lixo encontrado no caminho? Reforce que tudo isso polui os rios, quando não entope bueiros, provocando inundações;
- Faça com os alunos uma demonstração do processo de depuração: coloque areia, terra, folhas, pedregulhos e óleo em uma jarra com água limpa. Passe, então, essa mistura para outro recipiente usando um funil. Os elementos maiores ficarão retidos. Com algum tempo de espera, será possível observar as partículas mais densas (areia, terra e pequenas pedras) depositadas no fundo (decantação). Em seguida, filtre a água em uma tela de gaze e, depois, em algodão ou filtro de papel. É hora então de comparar a água do final do processo com a inicial, antes de ser "poluída" com os elementos que foram misturados a ela;
- Estudo e classificação das Doenças relacionadas à falta de saneamento básico.

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