sábado, 26 de abril de 2008

3ª SEMANA - Recurso natural: O Ar

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo do Recurso Natural: O Ar
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Qual a importância do ar para os seres vivos? Quais os motivos que levam o homem a agredir a atmosfera?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno (ou pedir para abrir na página do livro onde o texto se encontra);
- Apresentação do vídeo “O ar”;
- Com base nas leituras e no vídeo assistido, elaborar desenhos e/ou cartazes sobre o aquecimento global, suas causas e conseqüências;
- Produção de texto através de gravuras;
- Leitura e interpretação de texto que envolva a temática;
- Realização de experimentos;
- Atividades escritas para fixação e verificação da aprendizagem.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS
1- Prenda sua respiração. Marque no relógio.
a) Quanto tempo você conseguiu ficar sem respirar?
______________________________________________________________________________________________
b) Quanto tempo seus colegas de grupo conseguiram ficar sem respirar?
______________________________________________________________________________________________
c) O que você foi sentindo à medida que o tempo foi passando e você estava com o nariz tapado?
______________________________________________________________________________________________
d) O que você sentiu quando destampou o nariz?
______________________________________________________________________________________________
e) A que conclusão você chegou com este experimento? Discuta com seu grupo e anote.
______________________________________________________________________________________________
f) de onde vem o oxigênio que você respira?
______________________________________________________________________________________________
2- Você já ouviu falar em parques florestais? Esses parques são reservas florestais onde os animais e as plantas são protegidos e não podem ser dstruídos.
a) No seu Estado, há parques florestais?
______________________________________________________________________________________________
b) Quais?
______________________________________________________________________________________________

Um comentário:

Unknown disse...

Aonde vc encontrou os video para trabalhar?

Se tiver oportunidade eu quero.
OBrigada