sábado, 26 de abril de 2008

6ª SEMANA - Lixo

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo sobre o lixo
-
Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Quais os problemas que o lixo ocasiona para os seres vivos e para meio ambiente?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Pesquisar a produção do lixo e suas principais destinações, destacando a reciclagem, a incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário;
- Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas: aparecimento de insetos e roedores, produção de gás metano, o chorume e a contaminação do lençol freático, o mau cheiro, etc.;
- Pesquisar as pessoas que vivem do lixo, se possível passar o curta metragem
Ilha das Flores;
- Pesquisar quanto uma empresa de reciclagem paga pela tonelada do papelão, ou do alumínio, do vidro, etc. E somar quanto dinheiro se perde por não se reciclar o lixo, individual e coletivamente;
- Procurar saber quanto à prefeitura gasta para coletar o lixo e o que poderia ser melhorado na cidade com esse dinheiro;
- Avaliar quantas pessoas em situação de exclusão social poderiam ser ajudadas com projetos sociais de reciclagem (cooperativas);
- Expor, em mural, fotos e embalagens mais significativas no contexto do projeto;
- Fazer um debate sobre o papel de cada um de nós, das empresas e do Estado quanto à produção e à destinação do lixo;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno;
- Realizar atividades sobre coleta seletiva;
- Mostrar aos alunos alguns produtos (alimentos e produtos industrializados) e pergunte a eles de onde eles vieram.
- Ouça o que os alunos têm a dizer para saber o grau de conhecimento deles sobre algum produto e construa com eles quebra-cabeças com as etapas da produção de alguns produtos (simplificado, perguntando de onde vem: da agricultura ou da indústria), o caminho que eles fazem até chegar ao consumidor (meios de transporte) e para onde eles vão depois de consumidos (no caso o lixo);
- Expor os quebra-cabeças na sala de aula para que todos vejam diferentes produtos e faça uma outra atividade em que os alunos deverão propor em forma de cartazes uma conscientização das pessoas sobre como reaproveitar o que iria para o lixo (doar, reaproveitar, reciclar etc.). Faça pesquisa de imagens com os alunos para ilustrar os seus trabalhos ou uma atividade de desenho;
- Visualização da tabela do tempo de decomposição na natureza dos principais materiais consumidos no dia-a-dia e propor alternativas de reaproveitamento dos materiais;
- Mostrar na seqüência uma tabela que informa o tempo de decomposição dos principais materiais que utilizamos e descartamos todos os dias e que vão para este aterro, como vidro, plástico, papel, entre outros;
- Perguntar aos alunos que alternativa poderíamos adotar para diminuir a quantidade de lixo que é enviada para o aterro e assim conservar aquele local. Espera-se que os alunos citem a questão do reaproveitamento dos materiais citados;
- Pesquisar sobre o lixo produzido em suas casas, se produzem muito ou pouco lixo e de que tipo. Listar com os alunos a classificação do lixo. Solicitar como tarefa de casa que os alunos listem os tipos de lixo e a quantidade que são jogados de suas casas durante uma semana. Trazer anotado no caderno;
- Sistematizar na quadro todos os materiais listados pelos alunos que são jogados diretamente no lixo em sua casa;
- Pedir que os alunos, em grupos façam uma nova lista em seu caderno a partir da lista do quadro, dos materiais que poderiam ser reaproveitados diretamente (precise apenas de uma lavagem ou limpeza) ou indiretamente (que precise ser transformado ou unido a outros materiais), explicando como seria feito com cada material, além dos materiais que não podem ser reaproveitados;Ao final da aula, dispor os alunos em círculo e pedir que cada um fale sobre o que escreveu a respeito de como reaproveitar os materiais. A partir disso, como atividade de encerramento da aula, solicitar uma produção individual de texto, em que os alunos responderão à seguinte pergunta: Você adotaria as alternativas propostas para o reaproveitamento de materiais em sua casa? Explique. Recolher os textos ao final da aula;

Nenhum comentário: