sábado, 26 de abril de 2008

8ª SEMANA - Higiêne e Saúde

- Técnicas de acolhida (música, roda de conversa, brincadeiras, chamada viva...)
- Leitura permanente (curiosidades, relatos...)
Estudo sobre higiene e saúde
- Levantamento do conhecimento prévio da turma iniciando uma discussão e perguntando o que sabem sobre o assunto relacionado à questão: Qual a importância da higiene para a vida dos seres humanos?
- Fazer uma lista no quadro das informações obtidas e solicite que os alunos as copiem em seus cadernos;
- Entregar texto sobre o assunto ao aluno;
- Estudar os hábitos de higiene;
- Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;

- Demonstração com uma boca de isopor da maneira certa de cuidar dos dentes, a escovação dos dentes e da lingua, o uso do fio dental;
- Listar os produtos de limpeza que utilizamos para tomar banho, escovar os dentes, lavar a louça, lavar a roupa...

- Realizar pesquisa de preço com os produtos listados;
- Comparar os preços em sala de aula;
- Aplicar questionário sobre atitudes higiênicas:O que posso fazer para conservar meu corpo limpo? Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes? Qual a melhor maneira de limpar as orelhas? Como devo conservar os meus pés? Por quê? Como devem ser estar às roupas que uso par ir à escola? Que roupas devo usar para dormir? E para passear? Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?

- Confeccionar o modelo de cartaz abaixo: "CAPANHA DA HIGIENE", onde deverá conter 7 cartões coloridos e em cada cartão uma letra da palavra 'higiêne', dentro desses cartões deverá conter figuras sobre higiêne, exemplo:


- Entregar a cada aluno uma Tabela de Higiêne Pessoal conforme figura abaixo, como sugestão de atividade de casa, onde cada aluno deverá marcar diariamente, quantas vezes realizou cada tarefa

Nenhum comentário: